Curitiba virou a capital com mais carros por habitante
Com um veículo para quase duas pessoas, Curitiba tem a maior frota do país em relação ao número de habitantes. É o que revela um levantamento da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) sobre a evolução do trânsito nas 27 capitais do país entre 1999 e 2006. No período, a frota da cidade cresceu 44,7%. Culpa da queda na qualidade do transporte coletivo, da falta de segurança e do alto poder de compra do curitibano. Em 2006, Curitiba foi a 5.a capital do país em número de acidentes com mortes.
gazeta do povo
Logo, faço um convite simples: Quer dar uma volta de bicicleta?! Áh vai, nos sábados e domingos pelo menos.
A Bicicletada acontece em mais de 200 cidades ao redor do planeta. Inspirada pelo movimento de massa crítica, a Bicicletada é uma iniciativa civil livre e horizontal, que busca promover os meios de transporte não-motorizados e a cidadania.
Consiste numa pedalada pacífica de aproximadamente uma hora realizada uma vez por mês pelo centro da cidade, preferencialmente nas ruas de maior movimento. Pedalamos pelo direito de circular com tranqüilidade todos os dias.
Celebramos a locomoção inteligente, que não polui o ar, não congestiona as ruas e humaniza a cidade. Trocamos idéias e experiências para consolidar alternativas de locomoção. Ocupamos o espaço público para promover a convivência.
Os principais objetivos da Bicicletada são divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano. Sem esquecer de tratar com respeito motoristas, pedestres e ciclistas para dar o exemplo de uma postura civilizada e agradável a todos.
O único requisito é um veículo não-motorizado (bicicleta, patins, skate, patinete, etc). Panfletos, cartazes, alegorias e boas idéias são muito bem-vindos.