quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

As aulas e Méliès

Bom, as aulas recomeçaram. Depois dos cumprimentos, reencontros no bar e brindes à velha amizade, fui a sala e assisti a primeira matéria que foi História do Meios Audiovisuais, ministrada pelo professor Renato Pucci. Na aula ele nos mostrou esse vídeo que trago para vocês. O filme é de Georges Méliès e tem 50 segundos, se chama Un homme de têtes ("Um homem de cabeça") vale a pena assistir. Esse filme foi passado para dar ênfase ao conteúdo da aula, que fala sobre os meios e tecnologias usadas ao longo da história do cinema. O que me fascinou foi a criatividade de Méliès, usando um efeito bastante interessante e inovador para o cinema da época (1898), 3 anos depois do cinema ser criado.

*Georges Méliès (8 de dezembro de 1861 — 21 de janeiro de 1938) foi um ilusionista fracês de sucesso e um dos precursores do cinema, que usava inventivos efeitos fotográficos para criar mundos fantásticos.
*Um de seus filmes mais conhecidos foi Le Voyage dans la lune ("Viagem à Lua") de 1902, em que usou técnicas de dupla exposição do filme para obter efeitos especiais inovadores para a época.


4 comentários:

Unknown disse...

Oh que ótimo, não consigo assistir ¬¬
Hunf...vida sem internet em casa me frustra...
Oi lindão tudo bem? (:
Vejo que as aulas estão indo bem não é? Depois me conta mais?
Estou sentindo sua falta...me manda um email ou recado...não me esqueçe ok?
Meus beijos (:

André Rodrigues disse...

O cara era bem doidão!!! Mesmo em Mil oitocentos e bolinha pessoas com criatividade demonstram ser fundamentais. Trazendo pra hj, como sempre digo: "computador não faz arte sozinho"
Abraço meu velho e até...

Por entre o luar disse...

Hello:)

Beijinho com sorriso:P
bom fim de semana:D

Dona Betã disse...

Há tempos fiz um post sobre Meliés. Foi, no seu tempo, um génio.
Felizmente ficaram alguns dos seus filmes que estão, para nosso regalo, no YouTube.

Bom domingo